Ritmo Latino: Salsa

by - julho 20, 2017

Oii meus amores!! Tudo bem?

Vamos falar de um assunto que eu estou suuper em falta com vocês que é a dança de salão. Quem me acompanha a um tempo, sabe que sou aluna de dança de salão né?! Inclusive, já tem post aqui no blog falando sobre a Bachata, pra ver é só clicar aqui. Mas hoje vamos falar de Salsa.



A origem:

A salsa surgiu em Cuba, nos anos 60, sendo caracterizada pela ampla mistura de músicas caribenhas, com influências do mambo, do cha-cha-cha, da rumba cubana, do reggae e até mesmo do nosso samba.
Toda essa mistura só poderia resultar em um ritmo envolvente e sensual, que tem tudo a ver com o povo latino. Para nomear esse novo gênero de dança e música, os cubanos da tradicional banda

La Sonora Matancera escolheram a palavra “salsa”, que significa “tempero” em castelhano. A ideia era demonstrar que esse tipo de música tinha um “sabor” diferente de tudo o que as pessoas já conheciam.
A partir dos anos 70, a salsa chegou aos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, e logo foi disseminada por todo o país. Aos poucos, o estilo cubano foi ganhando popularidade e espalhou-se por outros países, inclusive pelo Brasil.

(Fonte: http://www.paixaopeladanca.com.br/todos-os-posts/ritmo-salsa-conheca-sua-origem-e-principais-elementos-na-danca/)

A salsa é caracterizada pelo movimento em quatro tempos, ou seja, quaternário. Geralmente é executada em pares, mas também pode ser realizada sozinha ou os casais podem dançar separados. É um ritmo bastante acelerado, que exige concentração, técnica e equilíbrio.



É um ritmo amado e odiado por muitas pessoas. Pelos passos serem mais rápidos, as musicas geralmente mais longas, a salsa se torna um pouco mais difícil de se aprender, porém não impossível.

Os campeões mundiais de salsa são os brasileiros, Carine e Rafael. Venceram os campeonatos entre 2010 e 2016, conquistados no Word Salsa Open (Porto Rico), Word Latin Dance Cup (Miami), Six Degrees Competition (Canadá) e Word Salsa Championship (Atlanta)



Vou deixar aqui só uma amostra do que eles fazem.



Então é isso povo, espero que tenham gostado. Me digam o que acharam dessa dança, se vocês dançariam ou até ficaram com vontade de aprender.


Beeijos :**

You May Also Like

0 comentários